terça-feira, 10 de novembro de 2009

Collection Art Pre-Colombian Margareth Vianna

Quando me pediram,para fazer o texto introdutório,
e alguns comentários,para está página blog oficial da:
Collection de Art Pre-Colombian Margareth Vianna Barradas,
que agora por problemas de configuração,passa a ser,doravante
neste endereço:
COLEÇÃO DE ARTE PRÉ-COLOMBIANA MEG VIANNA,
muito me emocionou.

Ora por minha correlevante paixão deste universo mágico e mitológico dos legítimos e originais proprietários das terras do continente verde da Nova América,como pela admiração desta invejável ousadia de uma modesta Pesquisadora Colecionista brasileira,e minha irmã caçula,
que estava muito além de qualquer limite racional,
finito,ou parcial,dentro das sua reais e remotas possibilidades
para a realização deste feito,
um sonho longinquo e esbranquiçado,dentro da ação,
que por suas verdadeiras posses,pretendeu,objetivar em realidade.
Afinal tudo que recebe,à catalogação de arte antiga e pré-americana,
é muito raro,e caro.
É um universo em todos paramentros de um alto grau de dificuldades.
Este conhecimento do Continente Latino Americano,
e o conjunto de evidêcias culturais contidas nele,que por tanto tempo vem sendo renegada erroneamente à esfera do primitivo e pré-historico,
como se menor fosse.
É sem dúvida,o mais verdadeiro,de nós.
Hoje vem sendo constantemente revisado e relido,reescrito e observado nos grandes centros acadêmicos,nas pesquisas Arqueológicas,Sociológicas,Étnicas,Antopológicas,
tanto no Brasil,como no Exteror.
Indicaçôes,para estes capitúlos da história ,ainda não escritos corretamente,que podem ser detectados e re-interpretados,por uma nova visão,pelos objetos nos legados de outrora,estes textos fontes originais,testemunhos arquétipos,salvos pelo tempo,
e por conta disto,importantes e raros.
Ideias correlatas,esculpidas e gravadas,em pedras, e ossos,moldadas e pintadas no barro,trabalhadas nos metais e na madeira,em suas formas mais originais,que permitem vislumbrar a cada olhar, ricas narrativas,dos costumes,crenças,pensamentos,angústias,emoções,mitos e deuses de cada ser e de sua cultura correspondente,à forma original de vida dos originários habitantes destas terras da Latino-America,antes da chegada usurpadora,sob qualquer pretexto de civilidade,da então hipócrita
Civilização Europeia do Velho Mundo.
Parte impar da original história viva,ainda a ser contada deste
Novo Mundo,desta América Tropical Nativa,antes de ser contaminada com às culturas colonizadoras Espanholas e Portuguesas,Holandesas e Inglesas,e do Clero Catequético.
Hoje o futuro cultural é totalmente etnológico.
A contemporâneidade é ética e original.
Acredito que o fenomeno da Globalizacao,tenha vindo fortificar a nescessidade dos estudos mais sérios e dedicados dos valores originais de cada povo perante o grande todo,e perante ele mesmo.
A importancia das releituras,das bases culturais de cada civilização,aparece cada vez mais na pauta diária dos vários grupos de pesquisadores,em todos os cantos do planeta.
Há um interesse cada vez maior,dos verdadeiros pontos de partida,como se tivessemos,que buscar a verdadeira essência original,para não ser engolido,
de forma covarde pela
Grande Serpente da Aldeia Global.
Existe um ímpeto maior que com à mera preservação histórica de cada história,frente às ações avalassaladoras da cultura de massa,do incontrolavel avanços finaceiros, inrresponsáveis e tecnológicos.
Não só a Terra,e o nosso Planeta clama por ações de preservações sustentáveis,mas cada Cultura,
isoladamente, clama também por ações de sustentabilidades.
Existe à nescessidade da construção de grandes bancos de dados.
A necessidade por uma catalogação de legítima identidade,cresce,
e preocupa à todos,a cada novo momento.
Enfim,é o que hoje percebemos com maior clareza,por força das grandes midias virtuais,pelas janelas virtuais,pelo fenomeno internacional da internet,
que diariamente somos contaminados por multiinstrumentos que cada vez mais nos afastam,de nossas verdadeiras fontes e formas originais de cultura,e por conta disto,que foi prematuramente percebido,antevisto,e de certa forma profetizado mentalmente,por esta visionária professora
Dra.Margareth Vianna Barradas,
no Estado do Rio de Janeiro - Brasil,
desde o início da década de 70.
Quando a querida professora iniciou esta Coleção.Dra.Margareth Vianna Barradas, sempre esteve muito além de seu tempo,pelo interesse da pouco visível da relação da Arte com a Matemática,afinal poucos sabem da linha tenue que separa as Teorias das Côres ligadas à Física Moderna.
Nem todos os chamados eruditos de hoje,percem a ligação de Goethe,
com a teoria das cores,que vem sendo estudada desde a Grécia Antiga.
Especial,razão pela qual,à Professôra fêz Matemática e Pedagogia,e desenvolveu se na Arte da Gravura,como também na Arte Oriental da Dobraduras de Papéis,no milenar "Origami" nipônico, matemático,e emblemático,e a partir,disto,em uma atuação pioneira,levou o Origami para diversos Centros de Educação Básica e Fundamental Municipal no
Estado do Rio de Janeiro - Brasil,a Professora já antevia,de certa forma
a revitalização dos ideogramas,frente à reformulação de cada escrita.
De certa forma uma validade da escrita,pela combinações dos signos.
Mas à alma inquieta,tinha sede de pioneirismo,e pelo interesse do
"die Deutsche Sprache", da língua alemã,razão pela qual que posteriormente, a levaria para uma visita não oficial a Cidade de Köln (Colônia - Alemanha),para conclusão de trabalhos especiais fonéticos e de pesquisa linguisticas.
Margareth,dominava e falava fluentemente o
Português,Inglês,o Alemão e o Japonês.
Na verdade não existe separação científica dos aprendizados,
tudo parece que de alguma forma está interligado,
e será justificado em um próximo momento,e Ela sempre soube disto..
Sendo assim avançou em estudos comparados na Etnologia e Arqueologia,estudos mesoamericanos e andinos,
celebrados e investigados,mais uma vez,
pela sua própria sede de conhecimento pessoal da melhor forma universalista.
Hoje é comum,escutarmos que o conhecimento,é adquirido pela perguntas e não pelas respostas,fato este que escutava de minha irmã,desde o primeiro momento que aprendeu a pensar,nos primeiros anos de sua vida escolar.
Uma forma clara,de desprendimento,de preparação própria,muito além do oferecido,para posteriormente ser dado,a todo aquele,
que disponibiliza se a receber.
Em cada momento,de férias,as próprias custas, visitava não oficialmente,sítios arqueológicos,como o Lago Titicaca,Machu Picchu,Cuzco,no Perú,sem dúvida um dos centros mais importantes de Arte Pre Colombiana,na América Latina.Assim como,também viajou,e mateve por de um ano,na Amazônia,
e com olhar experiente conseguiu adquirir legalmente de forma singular,alguns raros exemplares para esta Coleção.Sendo assim,antes de qualquer injusta crítica ferrenha,é bom lembrar que esta coleção,trata somente,
de um singular e importantíssimo
ato de colecionismo particular,individual,
sob as próprias custas,e nas esferas legais.Não existindo em nenhum momento,cifras de patrocínio algum,sejam êles quais forem,nem por parte de qualquer Governo,Entidade,Instituíção,
Figuras Jurídicas Empresáriais ou do Terceiro Setor.
Esta coleção,tem seu exito,por aquisições particulares e legais,
peça à peça,
uma a uma,
sob o ponto de vista da atenta pesquisadora,
Professôra Dra.Margareth Vianna Barradas,que hoje,merecidamente, orgulhosamente,da nome a esta Coleção.
A Professora faleceu prematuramente nos finais dos anos 90,
do século passado.
E esta Coleção é sem dúvida alguma,
um de seus mais importantes legados.
Em nenhum momento,esta Coleção,como era originalmente no próprio desejo da Professôra,e por tanto,assim se segue,no mesmo objetivo,
tem a menor pretensão de ser:

a Melhor ou a Maior,

a mais Importante ou a mais Completa,

dentro do conjunto de objetos colecionados.
É sim a qualquer prova um raro ato representativo particular colecionado,
real dentro das esferas possível finaceira e legal das oportunidades justas,
na atmosfera relatividade e gravidade dos periodos da então chamada Arte Pré- Colombiana da Latino América,e outros objetos afins.
Mas sem duvida alguma,pode ser considerada,
a qualquer tempo,uma das mais importantes
Coleções Privadas de interesse Artístico Pré-Colombianos,Andinos,Latinoamericanos e Brasileiros,
fora das esferas públicas e institucionais.
Parabéns querida irmã,Dra.Professora Margareth Vianna Barradas,por êste feito,de provar que realização de qualquer sonho,é sempre possível,
quando verdadeiramente se acredita nele.

Dr. Ricardo Barradas
Curador e Consultor de Arte e Cultura.
Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Cultura Tumaco - Bogotá - Colômbia.



CULTURA TUMACO
.
Colômbia.

Importante e rara figura Antropomorfa,com 0,16 cms de altura,em pedra basaltica,periodo (500 AC - 500 DC),segundo a classificacion de el
Prof.Vidal Antonio Rozo,
Conservador General del Museo Nacional de Antropologia de Bogotá,
Colômbia.Galeria Bogotá. Cidade de Bogotá.
Ref.V-590.






Cultura Tumaco - Máscara - Colômbia.







Cultura Tumaco.
"Máscara"

Colômbia.

Rara e Importante Cabeza Antropomorfa,com 0,07 cms de altura,em pedra basaltica,da Cultura Tumaco da Colômbia,chamada de Cultura Esmeralda,pela classificacion de el Conservador del Museo Nacional de Antropologia de Bogotá,Prof.Vidal Antonio Rozo,conforme documentação emtida com a chancela da Galeria Bogotá,Cidade de Bogotá - Colômbia.

Ref.M-076

Cultura Pré-Carajás - Animal Mítico - Brasil










Cultura Pré - Carajás.
Animal Mítico.
Brasil.

Rara e importante representação zoomorfa em cerâmica da cultura pré-carajás,na ténica conhecida como "pouco cozida" de elemento mítico,com rica alegoria de ornatos lineares típicos dos vasos marajoaras posteriores.
Possivelmente idolo cerimonialístico de boa cruza.
(atribuivel ao periodo pré-indioscarajás).
Original das escavações iniciais das obras preliminares para a construção
da Hidroelétrica de Carajás no Vale Amazônico.Segundo descrição do comitente,da peça ao ser descrita para respectiva venda em leilão de arte e antiguidades,do Paulo Brame Leiloeiro,que fora arrematada na
década de 1970 - Leblon - RJ.
Brasil.
Ref.v-772


Cultura Marajoara - Tigela Tanga - Brasil.







Cultura Marajoara.
Tigela Cerâmica Tanga,dito "Pedra".

Brasil.

Rara e Importante tigela ou vaso baixo de boca larga da cultura marajoara
em cerâmica tanga,com aspecto e aparência de pedra,
ornado com elementos geometrizantes.
(possívelmente de uso cerimonial ou ritualístico).
(Sem periodo datável)
Exemplar encontrado no Vale Amazônico,no séc.XVIII - Pará - Brasil.

ref.v-998





Cultura Formiga - Cachorro do Mato - Brasil.







Cultura Formiga.
Cachorro do Mato.

Brasil.
Rara e importante representação de cachorro do mato,(já que não existem relatos de domesticação destes animais,por parte desta cultura),
em cerâmica da Cultura Formiga.
Exemplar em excelente estado de conservação.
Encontrado em escavações no Delta do Vale Amazônico,no séc.XIX.
Brasil.
ref.d662



Cultura Ananatuba - Raro Exemplar - Brasil









Cultura Ananatuba.
Raro Exemplar.

Brasil.

Raríssimo e importíssimo Vaso de Gargalo com representação zoobimorfa em cerâmica dita e classificada como da cultura Ananatuba,com policromias de ornatos lineares e elementos geométricos, típicos deste periodo.

Representação de figura mitológica de animal de duas cabeças com pequenos chifres,em porte altivo,apoiando-se em quatro pequenas patas curtas.
Aproximadamente 0,13 cm de altura.
(Em exclente estado de conservação).

Exemplar com periodos datáveis entre os seculos VII e X, AC.

Exemplar original de escavações arqueológicas de Santarém,Pará,
realizadas por estudioso de origem alemã,
no início do séc.XIX - Vale Amazônico - Brasil.
ref.v58-882



Cultura Pré-Carajás - Grande Vaso - Brasil







Cultura Pré - Carajás.
Antigo Grande Vaso ou Pote para Água.

Brasil.

Antigo e curioso Grande Vaso ou Pote da cultura pré-carajas possivelmente para transporte de água,feito em cerâmica com ornamentação de elementos geométicos,e lineares,realçados posteriormente com carvão e urucúm.
Com aproximadamente 0,25 cm de altura.
Exemplar encontrado no Delta do Vale Amazônico - Brasil.
Acredita se que o realce dos elementos geométricos,
datem dos séculos XVII ao XVIII,d.c.

ref.xv771

Arte Pre-Colombiana,Amazônicas e Posteriores.

A Coleção de Arte Pré-Colombian Meg Vianna (Margareth Vianna Barradas - in memorian),localiza se na Cidade e no Estado no Rio de Janeiro - Brasil.
Com o objetivo de proporcionar exposição dos objetos,estudos e pesquisas destes periodos e posteriores,desde que relevantes.

Pesquisas,Históricos,e Comentários de convidados especiais e visitantes sobre o tema e sobre a coleção,são bem-vindos.

Tanto que agradecemos à sua visita.

Esta Página Blog encontra-se em onstante construção,pelas Atualizações e Correções,que se fazem necessárias.

Alguns itens da Coleção,ainda estão em processos de catalogação,pesquisa,datação,e ou restuaração.

Uma vez,que todos os itens,são na grande maioria originários e adquiridos muitas vêzes em precário estado de conservação,pelos antigos proprietários.

A grande maioria dos exemplares foram adquiridos em Leilões de Arte e Antiguidades,no Brasil,ao longo de vários anos,e ainda costuma se adquiri los,quando assim nos convem.
Desde já declaro que estes atos de colecionismos,são sempre aliados a esfera legal,obedecendo todas as conformidades fiscais e legais,mesmo que na maioria das vêzes,são arrematados em estados totalmente precários,abandonados a própria sorte,por ignorância dos organizadores,ou pouco caso com o importante acervo da humanidade da Cultura Nacional e Internacional.

Estes tipos de objetos,nos certames do Mercado de Arte Brasileiro,não possuem,grande interesse dos frequentadores dos chamados Leilões de Arte,Antiguidades,e Colecionismos.Ora por desconhecimento do que realmente são,ou por se apresentarem em estados rústicos,típicos de suas originais confecções,passando para o leigo,ser de uma importância menor ou primitiva.
Da mesma forma acontecem com as pinturas dos artistas classificados como ingenuos ou naifs,a maioria do mercado de arte,não gosta.Só é muito valorizado,por visitantes,pesquisadores e estudiosos estrangeiros que visitam o Brasil.

De modo algum,poderiamos classificar,os itens aqui já descritos,como os mais importantes,ou mais representativos histórico-arqueológico-etnolgicos desta Coleção ´de Arte Meg Vianna.

São apenas,os que se encontram,em melhor estado de conservação.

Sempre lembrando,para todos os fins de direito,que todos os itens desta Coleção,foram adquiridos,em Leilões de Arte,Antiguidades,Colecionismos,obedecendo todos os tramites legais,e apregoados por leiloeiros legalizados,com registros nas Juntas Comerciais correspondentes de cada Estado e também adquiridos em Antiquários tanto no Brasil,como durante viagens ao Exterior,pela Professora Margareth Vianna Barradas,e pela equipe gestora da Coleção,nos anos subsequentes de seu prematuro falecimento,com plena obediência legal e total quitação fiscal correspondentes,em cada caso.

Da mesma forma,que todos Direitos Legais das Imagens devem ser preservados junto aos Curadores e Administradores da Coleção de Arte Meg Vianna,única proprietária legal do aqui exposto.

Agradecemos a todos pela visita.Voltem sempre,e se preferi deixe nos um comentário.Este blog vive em frequente correçõs, e atualização.

Coleção de Arte Pré-Colombiana Meg Vianna.
Rio de Janeiro - Brasil.

Ricardo Barradas
Curador

Licocós - Boneca Carajá - Brasil.








Indios Carajás.
Boneca Carajá.

Brasil.

Antiga e rara boneca em cerâmica cozida e colorida
em representação jovem india debulhando mandioca em bacia,
outra cena do cotidiano tribal culinário,
feita pelos indios carajás.
Apresenta alegorias e elementos tribais em negro e vermelho,e colorido incomum nas ditas "bonecas" deste periodo.
Exemplar originário do Delta do Vale Amazônico.
Brasil.

ref.b-992

Licocó Boneca Carajá - Brasil





Indios Carajás.
Boneca Carajá.

Brasil.

Antiga e rara boneca carajá em cerâmica cozida e policromada,com represnetação de jovem india amassando peixe,outra representação raríssima de cena cotidiana da culinária tribal,feita pelos indios carajás.
Apresenta alegorias e elementos tribais em negro .
Originária Delta do Vale Amazonico.
Brasil.
ref.b-322

Licocó Boneca Carajá - Brasil







Indios Carajás.
Antiga e Rara Boneca Carajá.
Brasil.
Antiga e rara boneca carajá em cerâmica cozida e policromada,em representação de jovem india debulhando mandioca,principal cultura base da culinária tribal,feita pelos indios carajás.
Apresenta alegorias e elementos tribais característicos
em negro e vermelho.
No capitulo das representações das "bonecas e bonecos" carajás,
as cenas da vida cotidiana tribais são muito raras.
Exemplar originário do Delta Amazônico - Brasil.
ref.b-719

Licocó Boneco Carajá - Brasil





Indios Carajás.
Raro Boneco Carajá.

Brasil.
Antigo e raríssimo boneco em cerâmica cozida e policromada na representação de jovem indio,feita pelos indios carajás.
Entre às peças denominadas "bnecas",a representação masculina é muito rara.Este exemplar apresenta alegorias cerimoniais e elementos tribais de jovem indio relativos a época do matrimônio nas tonalidades negra e vermelha .
Exemplar originário do Delta Amazônico - Brasil.

Ref.b144

Licocó Boneca Antiga - Brasil







Indios Carajás.
Boneca Carajá.

Brasil.

Antiga boneca carajá em ceramica cozida e policromada na representação de india mais velha,feita pelos indios carajás.Apresenta alegorias e elementos tribais próprios dos aciãos em negro e vermelho .
Peça originária do Delta Amazônico - Brasil.

Ref.b-654

Licocó Boneca Antiga



Indios Carajás.
Boneca Antiga.
Brasil.

Muito antiga boneca em cerâmica cozida e policromada,com representação de india fazendo comida,feita pelos indios carajás.Apresenta alegorias e elementos de pinturas tribais e ritualísticos pouco conhecidos em negro e vermelho .
Originária do
Delta do Vale Amazônico - Brasil.

(Exemplar Anterior ao século XVI d.c.)
Ref.b-914

Licocó - Cultura Carajás - Brasil - Boneca de Madeira.






Indios Carajás.
Boneca ou Brinquedo.

Brasil.

Antiga,grande e curiosa boneca ou brinquedo em madeira policromada, para uso de transmição da cultura ancestral,sem os braços,feita pelos indios carajás.
Apresenta alegorias e elementos tribais de fertilidade
em negro e vermelho. Existe a crença que os licocós em madeira eram
feitas pelos homens das tribos, e que só as mulheres faziam em cerâmica.
Original do
Delta do Vale Amazônico - Brasil.
(Exemplar encontrado no ultimo quartel do século XIX)
Com aproximadamente 0,25 cm de altura.
Ref.b-m324

Cultura Andina - dito "Presépio" possívelmente Bolívia.



Cultura Andina
Bolívia.
Antigo elemento dito "presépio" feito em cerâmica cozida e policromado,apresenta vários elementos tribais e cristãos representados,encontrado originalmente na região da atual Bolívia.
Visívelmente do periodo ínicio da Colonização Espanhola e Catequese.

(Exemplar encontrado anteriormente ao séc.XVI d.c.).

ref.cc532

Cultura Andina - ditos "Presépios"






Cultura Andina.

Possívelmente Bolívia.

Antigo elemento dito "presépio" feito em cerâmica cozida e policromado,com representação de elemetos tribais e cristãos,e rara vegetação própria da região andina,encontrado na Bolivia.
Periodo da Colonização Espanhola e Catequese Jesuítica.
Este raríssimo exemplar apresenta nitidamente
uma triade de elementos.
( Objeto encontrado anteriormente ao séc XVI d.c.)
ref.cc772

Licocó - Cultura Carajamarajoara - Brasil - Boneca Falíca.






Licocó

Cultura Carajamarajoara.

Brasil.

Antiga e importante boneca em cerâmica cozida e policromada,feita pelos indios carajás com base fálica,típica das herancas míticas marajoaras,possivelmente do periodo de transição.A boneca tem a dualidade do sentido feminino e masculino,típicas das peças marajoaras.Quase como fosse uma boneca-falo. Apresenta alegorias e elementos tribais de boa fecundação em negro e vermelho.

Original do Delta do Vale Amazônico - Brasil.
(Exemplar encontrado no ultimo quartel do Século XVII)

ref.cm221

Licocó - Cultura Marajoara - Brasil - Boneca Fálica





Licocó

Cultura Marajoara.

Brasil.
Mesmo que a princípio tenhamos apresentado este item como elemento fálico,
percebemos em uma próxima avaliação,que se trata de uma das
multiplas variações das bonecas e bonecos da Cultura Carajamarajoara.
A cerâmica marajoara apresenta uma gama extensa de símbolos
e referências aos orgãos sexuais,
assim como nesta representação em ceramica cozida,
feita pelos indios pré-carajás em forma fálica,visilvelmente feminina e masculina,com alegorias tribais e elementos ritualísticos.

Raro exemplar encontrado no delta do rio Amazonas - Pará - Brasil.
pelos idos do ultimo quartel do século XVII.
(Objeto não datável,aguardando resultados de maiores estudos)
ref.ff773
A decoração do corpo da escultura desta boneca lembra à tradicional prática da pintura corporal entre os povos indigenas da amazônia,que em geral serviam como marcas de identidade social,status tribal e cerimonial.

Licocó - Cultura Carajamarajoara - Brasil - Boneca Fálica




Cultura Carajamarajoara
Antigo LICOCÓ - Boneca Fálica.
Brasil.

Muito antiga e importante boneca
em cerâmica cozida e policromada licocó, feita pelos indios carajás com base,nas heranças míticas marajoaras,possivelmente dos periodos de transição.
As bonecas tem a dualidade do sentido feminino e masculino,
típicos nas peças marajoaras.
Quase como fosse uma boneca-falo.
Apresenta jarreteira de fino algodão artezanal feito a mão muito antigo,
em perfeito estado de conservação,encobrindo a parte central do sexo.
E o detalhe interessante de não possuir alegoria alguma,ser hibrido.
Como se fosse próprio,para as virgens,ou
para as meninas em periodo pré nupicial.

Raríssimo e curioso exemplar encontrado
no Delta do Vale Amazônico - Pará -Brasil,
por pesquisadores religiosos no início do séc.XVII.
ref.cm995

Cultura Inca - Alto Cuzco





















Cultura Inca
Alto Cuzco
Muito difícil estabelecer as fronteiras atuais da Cultura Inca,melhor denominarmos de Alto Cuzco,
ora por ser parte da Bolívia,ora por ser parte do Perú e Chile.
Era sem dúvida alguma muito extenso o Império Inca,
chegando certamente em territórios que hoje pertencem,
ao Brasil.
Raro e Importante vaso de pé,em cerâmica cozida e policromada Inca.
Com aproximadamente 0,17 cm.
Em excelente estado de conservação.
O imperio Inca foi sem dúvida alguma um dos mais grandiosos,na latino américa,em seu auge,seus domínios extendiam se por mais de um milhão de quilomêtros quadrados,onde poderiam se encontrar mais de 200 etnias diferentes,que somavam cerca de 12 milhôes de pessoas,
na epoca da conquista espanhola,
segundo vários relatos de cronistas da época.
.
ref.cz334


Cultura Maia - México - alimentação










Cultura Maia

México.
A cerâmica Maia pode ser dividida em dois grupos:
os utensílios de cozinha do dia-a-dia, normalmente não-decorados, mas às vezes com formatos geométricos;
e os utensílios de oferendas fúnebres.

Este raríssimo exemplar de cerâmica cozida Maia pertence ao primeiro grupo de utensilios de cozinha,
apresenta na borda um raríssimo ornato geometrizado
e uma curiosa alça,possívelmente para uso durante em viagens.

Tem aproximadamente 0,13 cm de diametro.

ref.m339
A cultura maia floresceu entre o início da era cristã e a chegada dos conquistadores espanhóis, no século XVI, num vasto território que abrange Belize, parte da Guatemala e de Honduras e a península de Yucatán, no sul do México. Os maias não formavam um povo único, e sim uma reunião de diferentes grupos étnicos e lingüísticos como os huastecas,
os tzental-maia e os tzotzil.
Em Uaxactún, encontraram-se estatuetas de cerâmica muito primitivas,
todas representando mulheres. Do período Chicanel, são outras estatuetas e vasos de formas simples, vermelhos e negros. Na fase seguinte, dita Tsakol, a cerâmica, mais apurada, apresenta grande diversidade de formas e acentuada estilização (Tikal e Uaxactún).

Cultura Nasca - Perú. - Cura.










Cultura Nasca

Perú.
Raro e excepicional exemplar de vaso da Cultura Nasca,
em cerâmica cozida e policromada,com pés em forma de cabeça zoomorfa de ser alado,pois apresenta bico,ocos,com pequenas esferas de outro material (possivelmente vulcanicos).
Estas esferas roliças,aparentam ser para uso cerimonial,
como um tipo de chocalho.
Apresenta elementos decorativos policromos e geoméricos pela borda,
Alguns estudiosos desta cultura,mencionam uso de vasos
semelhantes nos cerimoniais de cura e oferendas nas festividades
ligadas as fertilidades.

Tem aproximadamente 0,12 cm de diametro.

Periodo datável entre 200 ac e 700 a.c.
Cultura Nasca - Perú.

ref.cn771

PEQUENA BIBLIOGRAFIA da História das Civilizações Astecas, Maias e Incas

Peregalli, Enrique, A América que os europeus encontraram / 2000 Atual,
A conquista da América Latina vista pelos índios : relatos astecas, maias e incas / 1984 Vozes,
León-Portilla, Miguel, A conquista da América Latina vista pelos índios : relatos astecas, maias e incas / 1985 Vozes,
Clare, John D., Astecas : vida cotidiana / 2002 Melhoramentos,
Jennings, Gary, Orgulho Asteca / 2002 Record,
Lemos, Maria Teresa Toríbio Brittes. Corpo calado : imaginários em confronto / 2000 7Letras,
Ganem, Roberto. Senk Rá : perigosa busca na terra dos Incas / 1999 Melhoramentos,
Ribeiro, Pedro Freire. O soldado Pedro de Cieza de León e o império incaico / 2000 EDUERJ,
Dziekaniak, Leon Hernandes. Machu Picchu : viagem à cidade sagrada dos Incas / 1999 L&PM,
Rossi, Geraldo Abud, Machu Picchu : na trilha dos Incas / 2001 Artes
Ofícios,Daniel, Antoine B. Os Incas, volume um : a princesa do sol / 2001 Objetiva,

PASTANA esculturas em Bronzes da original cerâmica Marajoara.











Dois raros trabalhos em bronze,com grande riqueza de detalhes
das peças originais,do Artista Plástico Paraense
Manuel de Oliveira PASTANA,a partir dos originais em cerâmica marajoara,pertencente ao acervo permanente do
Museu Historico Nacional.
Rio de Janeiro - Brasil
Os trabalhos do Artista Pastana,são mundialmente conhecidos,
disputados e reverenciados,
por grandes Coleções de Arte Pré-Colombianas.
Principlamente quando abordam esta rica temática das
Cerâmicas Marajoaras - Brasil.




Raros e Importantes trabalhos em bronzes de PASTANA








Dois raros trabalhos escultóricos em bronze,com a peculiar riqueza de detalhes,deste Artista Plástico Paraense Manuel de Oliveira PASTANA,
a partir das peças originais em ceramica marajoara,
pertencente ao acervo permanente do Patrimonio Nacional Brasileiro.
Pelo que se sabe,o artista recebeu uma autorização oficial federal,
para modelagem,execução e diminuta edição,
destes importantes registros da Arte Marajoara Brasileira.

Licocó - Cultura Carajamarajoara - Brasil - Fálica





Licocó
Cultura Carajamarajoara
Brasil.

boneca em cerâmica cozida e policromada,feita pelos indios carajás com base,nas heranças míticas marajoaras,possivelmente dos periodos de transição.A boneca tem a dualidade do sentido feminino e masculino,típicos nas peças marajoaras.Quase como fosse uma boneca-falo.
Ref :2933Lic742

Antiga Grande Urna Carajá










Antiga Grande Urna Carajás - Brasil.


Cultura Carajás
Brasil.
Rara e Importante Antiga Grande Urna Carajá,
em cerâmica feita de barro cozido,e policromada com elementos,alegorias tribais e florais,
na tonalidade vermelho urucum.
Borda mordiscada,e cinta intermediária por toda volta do corpo do vaso,
com o mesmo movimento.
Exemplar encontrado em escavações no Delta do Vale Amazônico.Brasil.
0,18 cm de boca
0,33 cm de altura.
Procedente da antiga Coleção da Artista Plástica Maria Leontina.
Rio de Janeiro - Brasil

ref.ml00208.

Arte Pré-Colombiana II





Ref.lurc0022-23-08 a - b






Arte Pré - Colombiana






ref.llurc002-008y



Prato no padrão da Arte Marajoara - Brasil.






Prato Marajoara executado pelo escultor PASTANA.
(matriz em terracota - barro)

Licocó e Cerâmicas Utilitárias Carajás





















Cultura Carajás.
Brasil.
Maravilhosa e Rara Coleção de Peças Antigas Carajás
em cerâmica, em barro cozido e cru, policromadas,
remanescente da Coleção Particular da importante Artísta Plástica
do modernismo brasileiro Maria Leontina.
Inclusive algumas delas,figuram como elementos,
em importantes e premiados trabalhos da artista,que hoje se encontram
em Coleções Particulares,Museus Brasileiros e Internacionais.
A base do modernismo brasileiro nas artes, advém da
arte indigena. Icones como Macunaíma e Abapurú,
derivam se dos licocós e das representações simbólicas da
cultura indigena brasileira.




Ref.ml00207a