O imaginário de crenças indígenas vem ajudando pesquisadores como Mário de Andrade a elaborar algumas de suas obras, como o livro "Macunaíma",que completará 83 anos o ano que vem em 2011.Com diferente simbologias, às famosas licocós representam estados de fertilidade e outros símbolos e conceitos da cultura tribal nativa brasileira.Na modernidade das Artes Plásticas e Visuais no Brasil,diversos artístas renomados basearam sua arte,nos elementos da cultura marajoara,tais como Tarsila do Amaral,Maria Leontina,Aldo Bonadei,entre tantos outros.Não precisa ser muito inteligente para perceber que a Arte Contempoânea brasileira,em breve voltará mais uma vez para este mundo mítico e simbólico,pois é em nós mesmo que existe o melhor do contemporâneo.A exposição "A Arte Brasileira pelo Olhar de Mário de Andrade - As Licocós de Mário",em 2008,reforçou muito este conceito para o público em geral,e na verdade reforçou nossas antigas pesquisas,(minhas e de minha irmã)que a alguns anos iniciamos neste sentido.A Arte e a Cultura,assim como a Educação,no Brasil,precisa estar sempre interligada,a soberania de nossa diversidade cultural depende diretamente disto.
Por mais que o famoso trabalho,de Tarsila do Amaral,o "Abaporu" pelo que se acredita venha do tupi-guarani "aba" e "poru", "homem que come",sempre consegui ver uma forte semelhante derivação construtiva da simbologia das "Licocós",mesmo que masculina,já que não é raro ocorrer assim,e acredito mais,que o próprio Movimento e Manifesto Antropofágico,de Oswald de Andrade,tenha sofrido em grande parte inspiração da cultura amazônica,mesmo que na época,a Amazônia não estava,tanto em "moda" assim.
sábado, 16 de outubro de 2010
As Licocós na Arte e na Cultura no Brasil
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