terça-feira, 2 de novembro de 2010

Licocó Boneco Carajá




Antigo e raro boneco carajá licocó em cerâmica cozida e policromada, com representação de jovem indio sentado com pinturas cerimonias de festa de maioridade e elementos tribais em negro, este exemplar é uma representação raríssima da ritualística tribal feita pelos indios carajás.
A pintura corporal das bonecas carajás é sempre feita de linhas pretas circulares e lineares obtidas pela fusão do fruto do jenipapeiro amassado e misturado com cinza da casca da arvore conhecida popularmente como “cega machado” e a cor vermelha é feita da mistura da semente do urucum preparado com óleo vegetal.
A tradição da arte cerâmica Carajás era em sua maioria utilitária como potes e vasos para água,comida e bebida e alguns outros raros objetos eram cerimoniais e urnas funerarias para enterrar os mortos.
Quanto aos Licocós,às bonecas carjás,existem duas vertentes sobre o tema:
Alguns autores,acreditam que a feitura dos bonecos carajás, os "licocós" eram realizados com às sobras do barro utilizado pelos adultos durante a cofecção dos utilitários,jogados para as crianças da tribo,como um tipo de distração ou brincadeira.Por isto,que para alguns autores,os bonecos chegam a ser intitulado de "brinquedos".
Mas para outros existem aqueles que acreditam que a feitura dos bonecos carajás,os " licocós", faziam parte do ensinamento dos tradicionais padrões e significado de beleza tribais.


ref.009201
Exemplar originário do Delta do Vale Amazônico.
Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário