Muito raro e importante objeto-utensílio ritualístico Carajá em forma de "taça"com pé pequeno,na representação zoomorfa de "Ave do Paraíso" em cerâmica da cultura pré-carajás,na técnica conhecida como "pouco cozida" de elemento mítico,com rica policromia e alegoria de ornatos lineares típicos dos objetos sagrados dos periodos anteriores.
Este raro exemplar era utilizado para "beberragem" de substâncias alucinógenas vegetais,durante a cerimônia secreta da "pagelança carajá".
Delta Amazônico, Brasil.
Ref.x660217
Pajelança indígena
pajelança (do tupi pajé, curador, xamã) é um termo genérico aplicado às diversas manifestações do xamanismo entre os povos indigenas brasileiros,inclusive os amazônicos. Refere-se aos rituais nos quais o lider espiritual da tribo,"pajé" entra em contato com entidades não-humanas (espíritos dos mortos, dos animais míticos ou verdadeiros, da natureza ao redor da tribo e do universo.) com o fim de pedir ajuda ao mundo invisível para resolver problemas que acometem as pessoas individualmente ou a própria coletividade - "tribo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário