quinta-feira, 31 de março de 2011
Licocós - Bonecas Karajá
quarta-feira, 30 de março de 2011
sábado, 26 de março de 2011
Antigo Objeto de Cerâmica de Marajó - pintado com gregas.
Antigo " copo " Tapajônico em cerâmica cozida
Licocós " duas cabeças"
Licocós - " indio na canoazinha"
terça-feira, 22 de março de 2011
TODOS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS
Todas as Imagens e Textos desta Coleção Privada, mesmo que nossa plataforma aqui seja um blog devem ser sempre preservadas.
As fotos das obras tem seus direitos reservados, às peças adquiridas legalmente no mercado de arte e de antiguidades brasileiro tem seus direitos patrimôniais que devem ser preservados a qualquer custo.As obras artísticas tem o direito autoral de cada criador, garantido pela Constituição do Brasil e pela Lei do Direito Autoral, vigente.
Logo se quiser alguma imagem, envie nos um e-mail para procedermos da melhor forma os tramites legais.
Estamos sempre abertos ao uso das imagens para fins educacionais, beneficentes e culturais, desde que sejam dados créditos, mas mesmo assim só com autorização da parte proprietária da coleção.Sendo assim, antes de copiar nosso conteúdo, envie nos um e-mail que encontraremos a melhor condição para o uso.
terça-feira, 1 de março de 2011
Licocós - Cultura Carajá - Raro Grupo Escultórico
Licocós Cultura Carajás
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Arqueologia e Arte Indigena
No meu pouco entendimento, confesso que não adoto esta separação.
Não vejo como separar uma da outra, até por que se prove ao contrário, acredito sim numa fornteira imaginária ainda muito tenue, onde realmente separa uma da outra, e confunde o entendimento.
Grande Urna Antropomorfa Cultura Maracá
Grande Vaso Santarém - Cultura Tapajó
Ref.047TS295
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Licocó Antiga Boneca karajá em Madeira
Licocó
sábado, 18 de dezembro de 2010
Arte Marajoara
terça-feira, 2 de novembro de 2010
" Ave do Paraíso" - Cultura Carajá - Brasil.
Muito raro e importante objeto-utensílio ritualístico Carajá em forma de "taça"com pé pequeno,na representação zoomorfa de "Ave do Paraíso" em cerâmica da cultura pré-carajás,na técnica conhecida como "pouco cozida" de elemento mítico,com rica policromia e alegoria de ornatos lineares típicos dos objetos sagrados dos periodos anteriores.
Este raro exemplar era utilizado para "beberragem" de substâncias alucinógenas vegetais,durante a cerimônia secreta da "pagelança carajá".
Delta Amazônico, Brasil.
Ref.x660217
Pajelança indígena
pajelança (do tupi pajé, curador, xamã) é um termo genérico aplicado às diversas manifestações do xamanismo entre os povos indigenas brasileiros,inclusive os amazônicos. Refere-se aos rituais nos quais o lider espiritual da tribo,"pajé" entra em contato com entidades não-humanas (espíritos dos mortos, dos animais míticos ou verdadeiros, da natureza ao redor da tribo e do universo.) com o fim de pedir ajuda ao mundo invisível para resolver problemas que acometem as pessoas individualmente ou a própria coletividade - "tribo".
Licocó Antiga Boneca Karajá
Licocó Boneco Carajá
Brasil.
sábado, 16 de outubro de 2010
As Licocós na Arte e na Cultura no Brasil
Por mais que o famoso trabalho,de Tarsila do Amaral,o "Abaporu" pelo que se acredita venha do tupi-guarani "aba" e "poru", "homem que come",sempre consegui ver uma forte semelhante derivação construtiva da simbologia das "Licocós",mesmo que masculina,já que não é raro ocorrer assim,e acredito mais,que o próprio Movimento e Manifesto Antropofágico,de Oswald de Andrade,tenha sofrido em grande parte inspiração da cultura amazônica,mesmo que na época,a Amazônia não estava,tanto em "moda" assim.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Licocós - Raro e Antigo Brinquedo Carajás
Raro e Muito Antigo Brinquedo Carajás,
Indios Carajás do Delta Amazônico.
Com a representação de dois indios jovens em
salvamento de um tracajá (tartaruga),em piroga (canoa),
embarcação fluvial típica tribal.
Terracota Branca com Piguimentos Negros.
"Lição de Preservação Ambiental"e amor original pela natureza.
Ref.398802AD.
Licocó Antiga e Rara Boneca Carajás
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Collection Art Pre-Colombian Margareth Vianna
Collection de Art Pre-Colombian Margareth Vianna Barradas,
que agora por problemas de configuração,passa a ser,doravante
Ora por minha correlevante paixão deste universo mágico e mitológico dos legítimos e originais proprietários das terras do continente verde da Nova América,como pela admiração desta invejável ousadia de uma modesta Pesquisadora Colecionista brasileira,e minha irmã caçula,
Afinal tudo que recebe,à catalogação de arte antiga e pré-americana,
é muito raro,e caro.
tanto no Brasil,como no Exteror.
e por conta disto,importantes e raros.
Novo Mundo,desta América Tropical Nativa,antes de ser contaminada com às culturas colonizadoras Espanholas e Portuguesas,Holandesas e Inglesas,e do Clero Catequético.
Hoje o futuro cultural é totalmente etnológico.
A contemporâneidade é ética e original.
Acredito que o fenomeno da Globalizacao,tenha vindo fortificar a nescessidade dos estudos mais sérios e dedicados dos valores originais de cada povo perante o grande todo,e perante ele mesmo.
A importancia das releituras,das bases culturais de cada civilização,aparece cada vez mais na pauta diária dos vários grupos de pesquisadores,em todos os cantos do planeta.
Grande Serpente da Aldeia Global.
isoladamente, clama também por ações de sustentabilidades.
Existe à nescessidade da construção de grandes bancos de dados.
A necessidade por uma catalogação de legítima identidade,cresce,
Dra.Margareth Vianna Barradas,
no Estado do Rio de Janeiro - Brasil,
desde o início da década de 70.
Quando a querida professora iniciou esta Coleção.Dra.Margareth Vianna Barradas, sempre esteve muito além de seu tempo,pelo interesse da pouco visível da relação da Arte com a Matemática,afinal poucos sabem da linha tenue que separa as Teorias das Côres ligadas à Física Moderna.
Especial,razão pela qual,à Professôra fêz Matemática e Pedagogia,e desenvolveu se na Arte da Gravura,como também na Arte Oriental da Dobraduras de Papéis,no milenar "Origami" nipônico, matemático,e emblemático,e a partir,disto,em uma atuação pioneira,levou o Origami para diversos Centros de Educação Básica e Fundamental Municipal no
Estado do Rio de Janeiro - Brasil,a Professora já antevia,de certa forma
a revitalização dos ideogramas,frente à reformulação de cada escrita.
De certa forma uma validade da escrita,pela combinações dos signos.
"die Deutsche Sprache", da língua alemã,razão pela qual que posteriormente, a levaria para uma visita não oficial a Cidade de Köln (Colônia - Alemanha),para conclusão de trabalhos especiais fonéticos e de pesquisa linguisticas.
Margareth,dominava e falava fluentemente o
tudo parece que de alguma forma está interligado,
e será justificado em um próximo momento,e Ela sempre soube disto..
Sendo assim avançou em estudos comparados na Etnologia e Arqueologia,estudos mesoamericanos e andinos,
pela sua própria sede de conhecimento pessoal da melhor forma universalista.
Uma forma clara,de desprendimento,de preparação própria,muito além do oferecido,para posteriormente ser dado,a todo aquele,
Em cada momento,de férias,as próprias custas, visitava não oficialmente,sítios arqueológicos,como o Lago Titicaca,Machu Picchu,Cuzco,no Perú,sem dúvida um dos centros mais importantes de Arte Pre Colombiana,na América Latina.Assim como,também viajou,e mateve por de um ano,na Amazônia,
e com olhar experiente conseguiu adquirir legalmente de forma singular,alguns raros exemplares para esta Coleção.Sendo assim,antes de qualquer injusta crítica ferrenha,é bom lembrar que esta coleção,trata somente,
ato de colecionismo particular,individual,
sob as próprias custas,e nas esferas legais.Não existindo em nenhum momento,cifras de patrocínio algum,sejam êles quais forem,nem por parte de qualquer Governo,Entidade,Instituíção,
Figuras Jurídicas Empresáriais ou do Terceiro Setor.
peça à peça,
uma a uma,
sob o ponto de vista da atenta pesquisadora,
Professôra Dra.Margareth Vianna Barradas,que hoje,merecidamente, orgulhosamente,da nome a esta Coleção.
A Professora faleceu prematuramente nos finais dos anos 90,
E esta Coleção é sem dúvida alguma,
tem a menor pretensão de ser:
a Melhor ou a Maior,
a mais Importante ou a mais Completa,
dentro do conjunto de objetos colecionados.
É sim a qualquer prova um raro ato representativo particular colecionado,
na atmosfera relatividade e gravidade dos periodos da então chamada Arte Pré- Colombiana da Latino América,e outros objetos afins.
Coleções Privadas de interesse Artístico Pré-Colombianos,Andinos,Latinoamericanos e Brasileiros,
fora das esferas públicas e institucionais.
Cultura Tumaco - Bogotá - Colômbia.

.
Importante e rara figura Antropomorfa,com 0,16 cms de altura,em pedra basaltica,periodo (500 AC - 500 DC),segundo a classificacion de el
Cultura Tumaco - Máscara - Colômbia.
Colômbia.
Rara e Importante Cabeza Antropomorfa,com 0,07 cms de altura,em pedra basaltica,da Cultura Tumaco da Colômbia,chamada de Cultura Esmeralda,pela classificacion de el Conservador del Museo Nacional de Antropologia de Bogotá,Prof.Vidal Antonio Rozo,conforme documentação emtida com a chancela da Galeria Bogotá,Cidade de Bogotá - Colômbia.
Ref.M-076
Cultura Pré-Carajás - Animal Mítico - Brasil

Rara e importante representação zoomorfa em cerâmica da cultura pré-carajás,na ténica conhecida como "pouco cozida" de elemento mítico,com rica alegoria de ornatos lineares típicos dos vasos marajoaras posteriores.
Cultura Marajoara - Tigela Tanga - Brasil.

Brasil.
Rara e Importante tigela ou vaso baixo de boca larga da cultura marajoara
ref.v-998
Cultura Formiga - Cachorro do Mato - Brasil.

Brasil.
Rara e importante representação de cachorro do mato,(já que não existem relatos de domesticação destes animais,por parte desta cultura),
Cultura Ananatuba - Raro Exemplar - Brasil

Brasil.
Raríssimo e importíssimo Vaso de Gargalo com representação zoobimorfa em cerâmica dita e classificada como da cultura Ananatuba,com policromias de ornatos lineares e elementos geométricos, típicos deste periodo.
Representação de figura mitológica de animal de duas cabeças com pequenos chifres,em porte altivo,apoiando-se em quatro pequenas patas curtas.
Exemplar com periodos datáveis entre os seculos VII e X, AC.
Exemplar original de escavações arqueológicas de Santarém,Pará,
Cultura Pré-Carajás - Grande Vaso - Brasil
Brasil.
Antigo e curioso Grande Vaso ou Pote da cultura pré-carajas possivelmente para transporte de água,feito em cerâmica com ornamentação de elementos geométicos,e lineares,realçados posteriormente com carvão e urucúm.
ref.xv771
Arte Pre-Colombiana,Amazônicas e Posteriores.
Com o objetivo de proporcionar exposição dos objetos,estudos e pesquisas destes periodos e posteriores,desde que relevantes.
Pesquisas,Históricos,e Comentários de convidados especiais e visitantes sobre o tema e sobre a coleção,são bem-vindos.
Tanto que agradecemos à sua visita.
Esta Página Blog encontra-se em onstante construção,pelas Atualizações e Correções,que se fazem necessárias.
Alguns itens da Coleção,ainda estão em processos de catalogação,pesquisa,datação,e ou restuaração.
Uma vez,que todos os itens,são na grande maioria originários e adquiridos muitas vêzes em precário estado de conservação,pelos antigos proprietários.
A grande maioria dos exemplares foram adquiridos em Leilões de Arte e Antiguidades,no Brasil,ao longo de vários anos,e ainda costuma se adquiri los,quando assim nos convem.
Desde já declaro que estes atos de colecionismos,são sempre aliados a esfera legal,obedecendo todas as conformidades fiscais e legais,mesmo que na maioria das vêzes,são arrematados em estados totalmente precários,abandonados a própria sorte,por ignorância dos organizadores,ou pouco caso com o importante acervo da humanidade da Cultura Nacional e Internacional.
Estes tipos de objetos,nos certames do Mercado de Arte Brasileiro,não possuem,grande interesse dos frequentadores dos chamados Leilões de Arte,Antiguidades,e Colecionismos.Ora por desconhecimento do que realmente são,ou por se apresentarem em estados rústicos,típicos de suas originais confecções,passando para o leigo,ser de uma importância menor ou primitiva.
Da mesma forma acontecem com as pinturas dos artistas classificados como ingenuos ou naifs,a maioria do mercado de arte,não gosta.Só é muito valorizado,por visitantes,pesquisadores e estudiosos estrangeiros que visitam o Brasil.
De modo algum,poderiamos classificar,os itens aqui já descritos,como os mais importantes,ou mais representativos histórico-arqueológico-etnolgicos desta Coleção ´de Arte Meg Vianna.
São apenas,os que se encontram,em melhor estado de conservação.
Sempre lembrando,para todos os fins de direito,que todos os itens desta Coleção,foram adquiridos,em Leilões de Arte,Antiguidades,Colecionismos,obedecendo todos os tramites legais,e apregoados por leiloeiros legalizados,com registros nas Juntas Comerciais correspondentes de cada Estado e também adquiridos em Antiquários tanto no Brasil,como durante viagens ao Exterior,pela Professora Margareth Vianna Barradas,e pela equipe gestora da Coleção,nos anos subsequentes de seu prematuro falecimento,com plena obediência legal e total quitação fiscal correspondentes,em cada caso.
Da mesma forma,que todos Direitos Legais das Imagens devem ser preservados junto aos Curadores e Administradores da Coleção de Arte Meg Vianna,única proprietária legal do aqui exposto.
Agradecemos a todos pela visita.Voltem sempre,e se preferi deixe nos um comentário.Este blog vive em frequente correçõs, e atualização.
Coleção de Arte Pré-Colombiana Meg Vianna.
Rio de Janeiro - Brasil.
Ricardo Barradas
Curador
Licocós - Boneca Carajá - Brasil.

Brasil.
Antiga e rara boneca em cerâmica cozida e colorida
ref.b-992
Licocó Boneca Carajá - Brasil
Brasil.
Antiga e rara boneca carajá em cerâmica cozida e policromada,com represnetação de jovem india amassando peixe,outra representação raríssima de cena cotidiana da culinária tribal,feita pelos indios carajás.