quinta-feira, 31 de março de 2011

Licocós - Bonecas Karajá

Licocó Karajá


Licocós


Boneca da Cultura Karajá


Brasil


Boneca de cerâmica cozida,

dita Licocós policromada com

tinta conseguida do fruto do genipapo

de cor preta,com desenhos e grafismos ritualísticos

tribais próprias e características

da cultura karajá dito Carajás.

Exemplar procedente de

coleção de Arte Indígena

do Estado de Goiás - década de 1940.


Ref:28834KG992331

sábado, 26 de março de 2011

Antigo Objeto de Cerâmica de Marajó - pintado com gregas.

Cerâmica de Marajó - marajoara.

A

B

C

D

Muito antigo objeto de cerâmica de Marajó - marajoara,
pintado com "gregas" originário do Delta Amazônico.
Não datável
Ref.98007699AM453778
A arte Marajoara tem seu ponto mais alto na ornamentação
geométrica de vasos e urnas, muitas vêzes funerárias, mas esta
alegoria era feita por meio riscos e sulcos chamados
de "gravuras" que alguns ainda denominam
também de"champlevé" sugeridos pela técnica francesa,
ou por meio de pinturas formando
"gregas" e ornatos variados mas geométricos
que são muito semelhantes aos
utilizados na cestaria da mesma cultura na mesma época.



Antigo " copo " Tapajônico em cerâmica cozida

Copo Tapajônico






Antigo e Raro utilitário
em cerãmica - barro cozido com policromia e desenhos
estéticos de elementos tribais e representação zoomorfica, da
Cultura Tapajós dito Tapajõnica.É bom lembrar que nesta cultura,
a cerãmica não era utilizada para fins mortuário nem ritualístico,
geralmente seu uso era direcionado somente para
o adorno, a estética do corpo e do meio.
Originário do Delta Amazônico não datável.
Ref.87740TAP755110A


Licocós " duas cabeças"


" Duas Cabeças "

Licocó antigo e raro da Sociedade e da Cultura Karajás,

dito Carajás, conhecido vulgarmente

como licocó de " duas cabeças",

e ainda com simbologia da maternidade.

Sem dúvida alguma um dos pontos altos de qualquer

grande coleção, pois além de tudo, vem acompanhado de

indumentária tribal em raro estado de conservação.


Exemplar procedente de uma das mais importantes

Coleções de Arte e Antiguidades

do Rio de Janeiro.


Ref. 0227334KJM43778

Licocós - " indio na canoazinha"

Licocó Karajás dito Carajás

Licocó antigo Karajás dito Carajás em representação

de jovem indio na pequena canoa repleta de caça e pesca.


Ref :24399KJ201

terça-feira, 22 de março de 2011

TODOS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS

TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.
Todas as Imagens e Textos desta Coleção Privada, mesmo que nossa plataforma aqui seja um blog devem ser sempre preservadas.
As fotos das obras tem seus direitos reservados, às peças adquiridas legalmente no mercado de arte e de antiguidades brasileiro tem seus direitos patrimôniais que devem ser preservados a qualquer custo.As obras artísticas tem o direito autoral de cada criador, garantido pela Constituição do Brasil e pela Lei do Direito Autoral, vigente.
Logo se quiser alguma imagem, envie nos um e-mail para procedermos da melhor forma os tramites legais.
Estamos sempre abertos ao uso das imagens para fins educacionais, beneficentes e culturais, desde que sejam dados créditos, mas mesmo assim só com autorização da parte proprietária da coleção.Sendo assim, antes de copiar nosso conteúdo, envie nos um e-mail que encontraremos a melhor condição para o uso.

terça-feira, 1 de março de 2011

Licocós - Cultura Carajá - Raro Grupo Escultórico

Licocós
Cultura Carajás
Antigo e Raro Licocó de duas figuras.
Cena típica de brincadeira entre crianças da tribo.
Barro cozido e policromado.


a

b

c

d
Ref: 00lc009871
Todos os direitos reservados.
Se quiser está imagem, requeira o direito de usa la.
Coleção MEG VIANNA - Rio de Janeiro.
BRASIL


Licocós Cultura Carajás

Licocó - Antiga Boneca Carajá



Licocó - Antiga Boneca Carajás
Delta Amazônico
ref: 00bc29887

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Arqueologia e Arte Indigena

A maioria dos pesquisadores quando se referem a este tema do estudo das manifestações culturais mais antigas do Brasil, ditas marajoaras, dividem na em dois grandes grupos, o da Arqueologia Artística Brasileira e das Manifestações Antigas da Arte Indigena.

No meu pouco entendimento, confesso que não adoto esta separação.

Não vejo como separar uma da outra, até por que se prove ao contrário, acredito sim numa fornteira imaginária ainda muito tenue, onde realmente separa uma da outra, e confunde o entendimento.

Grande Urna Antropomorfa Cultura Maracá


Cultura Maracá


Grande Urna Funerária Antropomorfa,
no estilo da cerâmica da Cultura Maracá.
Ref: 234CA329



Às urnas funerárias da Cultura Maracá, foram encontradas originalmente em pequenas grutas e cavernas naturais,

em pequenos afluentes, do rio Maracá,
que ficam na região
pouco acima da extremidade ocidental
da Ilha de Marajó.


O pouco que se conhece desta cultura
resume ao que foi estudado em 1872,
quando Domingos Ferreira Pena
coletou uma serie de urnas nesta região.

Grande Vaso Santarém - Cultura Tapajó

Grande Vaso Santarém - Cultura Tapajós


a

b

c


d


Antigo Grande Vaso Santarém,
com ornamentação geométrica,
representativo da Cultura dos Tapajós.
Altura 0,42 cm.

Ref.047TS295
A Arte Marajoara parece ter seu ponto mais forte
na ornamentação geométrica das urnas e dos vasos,
por meio de gravação que muitos chamam de
"gravure au champlevé" ou de pinturas
discretamente coloridas formando
"gregas" e ornatos variados simétricos.
Em Santarem as formas e alegorias são de inspiração diversas,
pois não se destinavam a fins mortuários,
e sim com finalidades estéticas.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Licocó Antiga Boneca karajá em Madeira



Licocó


Antiga Boneca Karajá em Madeira

Antiga Boneca Carajás em Madeira

Resolução em traços simples e policromia objetiva,

este exemplar traduz com rigor a mitíca simetria

encontradas nos objetos dos "carajás". Brasil.


Existe a crença que os licocós em madeira eram executadas

pelos homens da tribo, e as de cerâmica só pelas mulheres.

O que pode ser mais moderno e contemporâneo ??


Ref : AM2369R

sábado, 18 de dezembro de 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

" Ave do Paraíso" - Cultura Carajá - Brasil.







Muito raro e importante objeto-utensílio ritualístico Carajá em forma de "taça"com pé pequeno,na representação zoomorfa de "Ave do Paraíso" em cerâmica da cultura pré-carajás,na técnica conhecida como "pouco cozida" de elemento mítico,com rica policromia e alegoria de ornatos lineares típicos dos objetos sagrados dos periodos anteriores.

Este raro exemplar era utilizado para "beberragem" de substâncias alucinógenas vegetais,durante a cerimônia secreta da "pagelança carajá".

Delta Amazônico, Brasil.

Ref.x660217

Pajelança indígena

pajelança (do tupi pajé, curador, xamã) é um termo genérico aplicado às diversas manifestações do xamanismo entre os povos indigenas brasileiros,inclusive os amazônicos. Refere-se aos rituais nos quais o lider espiritual da tribo,"pajé" entra em contato com entidades não-humanas (espíritos dos mortos, dos animais míticos ou verdadeiros, da natureza ao redor da tribo e do universo.) com o fim de pedir ajuda ao mundo invisível para resolver problemas que acometem as pessoas individualmente ou a própria coletividade - "tribo".




Licocó Antiga Boneca Karajá





Antiga e rara boneca Karajá em cerâmica cozida e policromada,em representação de jovem india com pote de água,principal elemento da vida,subsistência e da culinária tribal.


Apresenta alegorias e elementos tribais característicos

em negro (de jenipapo).

No capitulo das representações das "bonecas e bonecos" carajás,às cenas da vida cotidiana tribais são muito raras.


Exemplar originário do Delta Amazônico

Brasil.


ref.20921b

Todos os objetos de cerâmica produzidos pelos Carajás mostram muitos de seus costumes e tradições tribais, assim como o ambiente cultural e da natureza ao seu redor,do lugar que eles habitavam.

Para todas às tribos não bastava que os objetos

e utilitários fossem úteis, também precisavam ser muito bonitos e característicos de cada tradição.

Entre esses objetos estão as bonecas carajás,os "licocós",

ora feita pelas índias e pelas crianças Carajás,moldada em barro e decorada com pintura tradicional sendo assim um elemento importantíssimo na passagem de todo sistema educacional tribal.


Licocó Boneco Carajá




Antigo e raro boneco carajá licocó em cerâmica cozida e policromada, com representação de jovem indio sentado com pinturas cerimonias de festa de maioridade e elementos tribais em negro, este exemplar é uma representação raríssima da ritualística tribal feita pelos indios carajás.
A pintura corporal das bonecas carajás é sempre feita de linhas pretas circulares e lineares obtidas pela fusão do fruto do jenipapeiro amassado e misturado com cinza da casca da arvore conhecida popularmente como “cega machado” e a cor vermelha é feita da mistura da semente do urucum preparado com óleo vegetal.
A tradição da arte cerâmica Carajás era em sua maioria utilitária como potes e vasos para água,comida e bebida e alguns outros raros objetos eram cerimoniais e urnas funerarias para enterrar os mortos.
Quanto aos Licocós,às bonecas carjás,existem duas vertentes sobre o tema:
Alguns autores,acreditam que a feitura dos bonecos carajás, os "licocós" eram realizados com às sobras do barro utilizado pelos adultos durante a cofecção dos utilitários,jogados para as crianças da tribo,como um tipo de distração ou brincadeira.Por isto,que para alguns autores,os bonecos chegam a ser intitulado de "brinquedos".
Mas para outros existem aqueles que acreditam que a feitura dos bonecos carajás,os " licocós", faziam parte do ensinamento dos tradicionais padrões e significado de beleza tribais.


ref.009201
Exemplar originário do Delta do Vale Amazônico.
Brasil.

sábado, 16 de outubro de 2010

As Licocós na Arte e na Cultura no Brasil

O imaginário de crenças indígenas vem ajudando pesquisadores como Mário de Andrade a elaborar algumas de suas obras, como o livro "Macunaíma",que completará 83 anos o ano que vem em 2011.Com diferente simbologias, às famosas licocós representam estados de fertilidade e outros símbolos e conceitos da cultura tribal nativa brasileira.Na modernidade das Artes Plásticas e Visuais no Brasil,diversos artístas renomados basearam sua arte,nos elementos da cultura marajoara,tais como Tarsila do Amaral,Maria Leontina,Aldo Bonadei,entre tantos outros.Não precisa ser muito inteligente para perceber que a Arte Contempoânea brasileira,em breve voltará mais uma vez para este mundo mítico e simbólico,pois é em nós mesmo que existe o melhor do contemporâneo.A exposição "A Arte Brasileira pelo Olhar de Mário de Andrade - As Licocós de Mário",em 2008,reforçou muito este conceito para o público em geral,e na verdade reforçou nossas antigas pesquisas,(minhas e de minha irmã)que a alguns anos iniciamos neste sentido.A Arte e a Cultura,assim como a Educação,no Brasil,precisa estar sempre interligada,a soberania de nossa diversidade cultural depende diretamente disto.
Por mais que o famoso trabalho,de Tarsila do Amaral,o "Abaporu" pelo que se acredita venha do tupi-guarani "aba" e "poru", "homem que come",sempre consegui ver uma forte semelhante derivação construtiva da simbologia das "Licocós",mesmo que masculina,já que não é raro ocorrer assim,e acredito mais,que o próprio Movimento e Manifesto Antropofágico,de Oswald de Andrade,tenha sofrido em grande parte inspiração da cultura amazônica,mesmo que na época,a Amazônia não estava,tanto em "moda" assim.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Licocós - Raro e Antigo Brinquedo Carajás

A

B



C




Raro e Muito Antigo Brinquedo Carajás,
Indios Carajás do Delta Amazônico.
Com a representação de dois indios jovens em
salvamento de um tracajá (tartaruga),em piroga (canoa),
embarcação fluvial típica tribal.
Terracota Branca com Piguimentos Negros.
"Lição de Preservação Ambiental"e amor original pela natureza.



Ref.398802AD.







Licocó Antiga e Rara Boneca Carajás



Rara e Antiga "licocó" Boneca Carajás
Com brinquedo de boneca nas mãos,
representação de maternidade,boa fertilidade.
As índias carajás mais velhas,faziam às cerâmicas utilitárias,como
os potes,as panelas,as bacias,e segundo os relatos,
às sobras do barro eram dadas às crianças da tribo
para a confecção dos brinquedos,
que são conhecidos como "licocós".
(uma preciosidade para qualquer importante coleção.)
Ref.3458A


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Collection Art Pre-Colombian Margareth Vianna

Quando me pediram,para fazer o texto introdutório,
e alguns comentários,para está página blog oficial da:
Collection de Art Pre-Colombian Margareth Vianna Barradas,
que agora por problemas de configuração,passa a ser,doravante
neste endereço:
COLEÇÃO DE ARTE PRÉ-COLOMBIANA MEG VIANNA,
muito me emocionou.

Ora por minha correlevante paixão deste universo mágico e mitológico dos legítimos e originais proprietários das terras do continente verde da Nova América,como pela admiração desta invejável ousadia de uma modesta Pesquisadora Colecionista brasileira,e minha irmã caçula,
que estava muito além de qualquer limite racional,
finito,ou parcial,dentro das sua reais e remotas possibilidades
para a realização deste feito,
um sonho longinquo e esbranquiçado,dentro da ação,
que por suas verdadeiras posses,pretendeu,objetivar em realidade.
Afinal tudo que recebe,à catalogação de arte antiga e pré-americana,
é muito raro,e caro.
É um universo em todos paramentros de um alto grau de dificuldades.
Este conhecimento do Continente Latino Americano,
e o conjunto de evidêcias culturais contidas nele,que por tanto tempo vem sendo renegada erroneamente à esfera do primitivo e pré-historico,
como se menor fosse.
É sem dúvida,o mais verdadeiro,de nós.
Hoje vem sendo constantemente revisado e relido,reescrito e observado nos grandes centros acadêmicos,nas pesquisas Arqueológicas,Sociológicas,Étnicas,Antopológicas,
tanto no Brasil,como no Exteror.
Indicaçôes,para estes capitúlos da história ,ainda não escritos corretamente,que podem ser detectados e re-interpretados,por uma nova visão,pelos objetos nos legados de outrora,estes textos fontes originais,testemunhos arquétipos,salvos pelo tempo,
e por conta disto,importantes e raros.
Ideias correlatas,esculpidas e gravadas,em pedras, e ossos,moldadas e pintadas no barro,trabalhadas nos metais e na madeira,em suas formas mais originais,que permitem vislumbrar a cada olhar, ricas narrativas,dos costumes,crenças,pensamentos,angústias,emoções,mitos e deuses de cada ser e de sua cultura correspondente,à forma original de vida dos originários habitantes destas terras da Latino-America,antes da chegada usurpadora,sob qualquer pretexto de civilidade,da então hipócrita
Civilização Europeia do Velho Mundo.
Parte impar da original história viva,ainda a ser contada deste
Novo Mundo,desta América Tropical Nativa,antes de ser contaminada com às culturas colonizadoras Espanholas e Portuguesas,Holandesas e Inglesas,e do Clero Catequético.
Hoje o futuro cultural é totalmente etnológico.
A contemporâneidade é ética e original.
Acredito que o fenomeno da Globalizacao,tenha vindo fortificar a nescessidade dos estudos mais sérios e dedicados dos valores originais de cada povo perante o grande todo,e perante ele mesmo.
A importancia das releituras,das bases culturais de cada civilização,aparece cada vez mais na pauta diária dos vários grupos de pesquisadores,em todos os cantos do planeta.
Há um interesse cada vez maior,dos verdadeiros pontos de partida,como se tivessemos,que buscar a verdadeira essência original,para não ser engolido,
de forma covarde pela
Grande Serpente da Aldeia Global.
Existe um ímpeto maior que com à mera preservação histórica de cada história,frente às ações avalassaladoras da cultura de massa,do incontrolavel avanços finaceiros, inrresponsáveis e tecnológicos.
Não só a Terra,e o nosso Planeta clama por ações de preservações sustentáveis,mas cada Cultura,
isoladamente, clama também por ações de sustentabilidades.
Existe à nescessidade da construção de grandes bancos de dados.
A necessidade por uma catalogação de legítima identidade,cresce,
e preocupa à todos,a cada novo momento.
Enfim,é o que hoje percebemos com maior clareza,por força das grandes midias virtuais,pelas janelas virtuais,pelo fenomeno internacional da internet,
que diariamente somos contaminados por multiinstrumentos que cada vez mais nos afastam,de nossas verdadeiras fontes e formas originais de cultura,e por conta disto,que foi prematuramente percebido,antevisto,e de certa forma profetizado mentalmente,por esta visionária professora
Dra.Margareth Vianna Barradas,
no Estado do Rio de Janeiro - Brasil,
desde o início da década de 70.
Quando a querida professora iniciou esta Coleção.Dra.Margareth Vianna Barradas, sempre esteve muito além de seu tempo,pelo interesse da pouco visível da relação da Arte com a Matemática,afinal poucos sabem da linha tenue que separa as Teorias das Côres ligadas à Física Moderna.
Nem todos os chamados eruditos de hoje,percem a ligação de Goethe,
com a teoria das cores,que vem sendo estudada desde a Grécia Antiga.
Especial,razão pela qual,à Professôra fêz Matemática e Pedagogia,e desenvolveu se na Arte da Gravura,como também na Arte Oriental da Dobraduras de Papéis,no milenar "Origami" nipônico, matemático,e emblemático,e a partir,disto,em uma atuação pioneira,levou o Origami para diversos Centros de Educação Básica e Fundamental Municipal no
Estado do Rio de Janeiro - Brasil,a Professora já antevia,de certa forma
a revitalização dos ideogramas,frente à reformulação de cada escrita.
De certa forma uma validade da escrita,pela combinações dos signos.
Mas à alma inquieta,tinha sede de pioneirismo,e pelo interesse do
"die Deutsche Sprache", da língua alemã,razão pela qual que posteriormente, a levaria para uma visita não oficial a Cidade de Köln (Colônia - Alemanha),para conclusão de trabalhos especiais fonéticos e de pesquisa linguisticas.
Margareth,dominava e falava fluentemente o
Português,Inglês,o Alemão e o Japonês.
Na verdade não existe separação científica dos aprendizados,
tudo parece que de alguma forma está interligado,
e será justificado em um próximo momento,e Ela sempre soube disto..
Sendo assim avançou em estudos comparados na Etnologia e Arqueologia,estudos mesoamericanos e andinos,
celebrados e investigados,mais uma vez,
pela sua própria sede de conhecimento pessoal da melhor forma universalista.
Hoje é comum,escutarmos que o conhecimento,é adquirido pela perguntas e não pelas respostas,fato este que escutava de minha irmã,desde o primeiro momento que aprendeu a pensar,nos primeiros anos de sua vida escolar.
Uma forma clara,de desprendimento,de preparação própria,muito além do oferecido,para posteriormente ser dado,a todo aquele,
que disponibiliza se a receber.
Em cada momento,de férias,as próprias custas, visitava não oficialmente,sítios arqueológicos,como o Lago Titicaca,Machu Picchu,Cuzco,no Perú,sem dúvida um dos centros mais importantes de Arte Pre Colombiana,na América Latina.Assim como,também viajou,e mateve por de um ano,na Amazônia,
e com olhar experiente conseguiu adquirir legalmente de forma singular,alguns raros exemplares para esta Coleção.Sendo assim,antes de qualquer injusta crítica ferrenha,é bom lembrar que esta coleção,trata somente,
de um singular e importantíssimo
ato de colecionismo particular,individual,
sob as próprias custas,e nas esferas legais.Não existindo em nenhum momento,cifras de patrocínio algum,sejam êles quais forem,nem por parte de qualquer Governo,Entidade,Instituíção,
Figuras Jurídicas Empresáriais ou do Terceiro Setor.
Esta coleção,tem seu exito,por aquisições particulares e legais,
peça à peça,
uma a uma,
sob o ponto de vista da atenta pesquisadora,
Professôra Dra.Margareth Vianna Barradas,que hoje,merecidamente, orgulhosamente,da nome a esta Coleção.
A Professora faleceu prematuramente nos finais dos anos 90,
do século passado.
E esta Coleção é sem dúvida alguma,
um de seus mais importantes legados.
Em nenhum momento,esta Coleção,como era originalmente no próprio desejo da Professôra,e por tanto,assim se segue,no mesmo objetivo,
tem a menor pretensão de ser:

a Melhor ou a Maior,

a mais Importante ou a mais Completa,

dentro do conjunto de objetos colecionados.
É sim a qualquer prova um raro ato representativo particular colecionado,
real dentro das esferas possível finaceira e legal das oportunidades justas,
na atmosfera relatividade e gravidade dos periodos da então chamada Arte Pré- Colombiana da Latino América,e outros objetos afins.
Mas sem duvida alguma,pode ser considerada,
a qualquer tempo,uma das mais importantes
Coleções Privadas de interesse Artístico Pré-Colombianos,Andinos,Latinoamericanos e Brasileiros,
fora das esferas públicas e institucionais.
Parabéns querida irmã,Dra.Professora Margareth Vianna Barradas,por êste feito,de provar que realização de qualquer sonho,é sempre possível,
quando verdadeiramente se acredita nele.

Dr. Ricardo Barradas
Curador e Consultor de Arte e Cultura.
Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Cultura Tumaco - Bogotá - Colômbia.



CULTURA TUMACO
.
Colômbia.

Importante e rara figura Antropomorfa,com 0,16 cms de altura,em pedra basaltica,periodo (500 AC - 500 DC),segundo a classificacion de el
Prof.Vidal Antonio Rozo,
Conservador General del Museo Nacional de Antropologia de Bogotá,
Colômbia.Galeria Bogotá. Cidade de Bogotá.
Ref.V-590.






Cultura Tumaco - Máscara - Colômbia.







Cultura Tumaco.
"Máscara"

Colômbia.

Rara e Importante Cabeza Antropomorfa,com 0,07 cms de altura,em pedra basaltica,da Cultura Tumaco da Colômbia,chamada de Cultura Esmeralda,pela classificacion de el Conservador del Museo Nacional de Antropologia de Bogotá,Prof.Vidal Antonio Rozo,conforme documentação emtida com a chancela da Galeria Bogotá,Cidade de Bogotá - Colômbia.

Ref.M-076

Cultura Pré-Carajás - Animal Mítico - Brasil










Cultura Pré - Carajás.
Animal Mítico.
Brasil.

Rara e importante representação zoomorfa em cerâmica da cultura pré-carajás,na ténica conhecida como "pouco cozida" de elemento mítico,com rica alegoria de ornatos lineares típicos dos vasos marajoaras posteriores.
Possivelmente idolo cerimonialístico de boa cruza.
(atribuivel ao periodo pré-indioscarajás).
Original das escavações iniciais das obras preliminares para a construção
da Hidroelétrica de Carajás no Vale Amazônico.Segundo descrição do comitente,da peça ao ser descrita para respectiva venda em leilão de arte e antiguidades,do Paulo Brame Leiloeiro,que fora arrematada na
década de 1970 - Leblon - RJ.
Brasil.
Ref.v-772


Cultura Marajoara - Tigela Tanga - Brasil.







Cultura Marajoara.
Tigela Cerâmica Tanga,dito "Pedra".

Brasil.

Rara e Importante tigela ou vaso baixo de boca larga da cultura marajoara
em cerâmica tanga,com aspecto e aparência de pedra,
ornado com elementos geometrizantes.
(possívelmente de uso cerimonial ou ritualístico).
(Sem periodo datável)
Exemplar encontrado no Vale Amazônico,no séc.XVIII - Pará - Brasil.

ref.v-998





Cultura Formiga - Cachorro do Mato - Brasil.







Cultura Formiga.
Cachorro do Mato.

Brasil.
Rara e importante representação de cachorro do mato,(já que não existem relatos de domesticação destes animais,por parte desta cultura),
em cerâmica da Cultura Formiga.
Exemplar em excelente estado de conservação.
Encontrado em escavações no Delta do Vale Amazônico,no séc.XIX.
Brasil.
ref.d662



Cultura Ananatuba - Raro Exemplar - Brasil









Cultura Ananatuba.
Raro Exemplar.

Brasil.

Raríssimo e importíssimo Vaso de Gargalo com representação zoobimorfa em cerâmica dita e classificada como da cultura Ananatuba,com policromias de ornatos lineares e elementos geométricos, típicos deste periodo.

Representação de figura mitológica de animal de duas cabeças com pequenos chifres,em porte altivo,apoiando-se em quatro pequenas patas curtas.
Aproximadamente 0,13 cm de altura.
(Em exclente estado de conservação).

Exemplar com periodos datáveis entre os seculos VII e X, AC.

Exemplar original de escavações arqueológicas de Santarém,Pará,
realizadas por estudioso de origem alemã,
no início do séc.XIX - Vale Amazônico - Brasil.
ref.v58-882



Cultura Pré-Carajás - Grande Vaso - Brasil







Cultura Pré - Carajás.
Antigo Grande Vaso ou Pote para Água.

Brasil.

Antigo e curioso Grande Vaso ou Pote da cultura pré-carajas possivelmente para transporte de água,feito em cerâmica com ornamentação de elementos geométicos,e lineares,realçados posteriormente com carvão e urucúm.
Com aproximadamente 0,25 cm de altura.
Exemplar encontrado no Delta do Vale Amazônico - Brasil.
Acredita se que o realce dos elementos geométricos,
datem dos séculos XVII ao XVIII,d.c.

ref.xv771

Arte Pre-Colombiana,Amazônicas e Posteriores.

A Coleção de Arte Pré-Colombian Meg Vianna (Margareth Vianna Barradas - in memorian),localiza se na Cidade e no Estado no Rio de Janeiro - Brasil.
Com o objetivo de proporcionar exposição dos objetos,estudos e pesquisas destes periodos e posteriores,desde que relevantes.

Pesquisas,Históricos,e Comentários de convidados especiais e visitantes sobre o tema e sobre a coleção,são bem-vindos.

Tanto que agradecemos à sua visita.

Esta Página Blog encontra-se em onstante construção,pelas Atualizações e Correções,que se fazem necessárias.

Alguns itens da Coleção,ainda estão em processos de catalogação,pesquisa,datação,e ou restuaração.

Uma vez,que todos os itens,são na grande maioria originários e adquiridos muitas vêzes em precário estado de conservação,pelos antigos proprietários.

A grande maioria dos exemplares foram adquiridos em Leilões de Arte e Antiguidades,no Brasil,ao longo de vários anos,e ainda costuma se adquiri los,quando assim nos convem.
Desde já declaro que estes atos de colecionismos,são sempre aliados a esfera legal,obedecendo todas as conformidades fiscais e legais,mesmo que na maioria das vêzes,são arrematados em estados totalmente precários,abandonados a própria sorte,por ignorância dos organizadores,ou pouco caso com o importante acervo da humanidade da Cultura Nacional e Internacional.

Estes tipos de objetos,nos certames do Mercado de Arte Brasileiro,não possuem,grande interesse dos frequentadores dos chamados Leilões de Arte,Antiguidades,e Colecionismos.Ora por desconhecimento do que realmente são,ou por se apresentarem em estados rústicos,típicos de suas originais confecções,passando para o leigo,ser de uma importância menor ou primitiva.
Da mesma forma acontecem com as pinturas dos artistas classificados como ingenuos ou naifs,a maioria do mercado de arte,não gosta.Só é muito valorizado,por visitantes,pesquisadores e estudiosos estrangeiros que visitam o Brasil.

De modo algum,poderiamos classificar,os itens aqui já descritos,como os mais importantes,ou mais representativos histórico-arqueológico-etnolgicos desta Coleção ´de Arte Meg Vianna.

São apenas,os que se encontram,em melhor estado de conservação.

Sempre lembrando,para todos os fins de direito,que todos os itens desta Coleção,foram adquiridos,em Leilões de Arte,Antiguidades,Colecionismos,obedecendo todos os tramites legais,e apregoados por leiloeiros legalizados,com registros nas Juntas Comerciais correspondentes de cada Estado e também adquiridos em Antiquários tanto no Brasil,como durante viagens ao Exterior,pela Professora Margareth Vianna Barradas,e pela equipe gestora da Coleção,nos anos subsequentes de seu prematuro falecimento,com plena obediência legal e total quitação fiscal correspondentes,em cada caso.

Da mesma forma,que todos Direitos Legais das Imagens devem ser preservados junto aos Curadores e Administradores da Coleção de Arte Meg Vianna,única proprietária legal do aqui exposto.

Agradecemos a todos pela visita.Voltem sempre,e se preferi deixe nos um comentário.Este blog vive em frequente correçõs, e atualização.

Coleção de Arte Pré-Colombiana Meg Vianna.
Rio de Janeiro - Brasil.

Ricardo Barradas
Curador

Licocós - Boneca Carajá - Brasil.








Indios Carajás.
Boneca Carajá.

Brasil.

Antiga e rara boneca em cerâmica cozida e colorida
em representação jovem india debulhando mandioca em bacia,
outra cena do cotidiano tribal culinário,
feita pelos indios carajás.
Apresenta alegorias e elementos tribais em negro e vermelho,e colorido incomum nas ditas "bonecas" deste periodo.
Exemplar originário do Delta do Vale Amazônico.
Brasil.

ref.b-992

Licocó Boneca Carajá - Brasil





Indios Carajás.
Boneca Carajá.

Brasil.

Antiga e rara boneca carajá em cerâmica cozida e policromada,com represnetação de jovem india amassando peixe,outra representação raríssima de cena cotidiana da culinária tribal,feita pelos indios carajás.
Apresenta alegorias e elementos tribais em negro .
Originária Delta do Vale Amazonico.
Brasil.
ref.b-322